terça-feira, 4 de junho de 2013

ANÁLISE SOBRE JOGOS VORAZES

        SINOPSE DO FILME
           Segundo o filme, os Estados Unidos da América no futuro foi atingido por um período de guerras que mudou radicalmente o país. Após a reestruturação, a nação passou a se chamar Panem e fora divido em uma área da capital e em 13 distritos. Em um determinado momento, os distritos se rebelaram em relação ao comando da capital e iniciaram uma guerra que resultou na derrota dos distritos e na supressão do distrito de número 13. Após esse fato, a capital instituiu uma competição chamada Jogos Vorazes na qual é sorteado um casal de cada distrito para a competição. 
           Os jovens sorteados, considerados praticamente como escravos, passam a ser chamados de tributos e devem competir em um local definido pela capital totalitária, matando os outros participantes até que somente sobre um competidor. Todos os habitantes quando atingem a idade de 12 anos tem os nomes incluídos no sorteio, para garantirem o direito de concessão de grãos anuais. 
           O filme se concentra na entrada de Katniss Everdeen nos Jogos Vorazes. Ela tem 16 anos e vive no distrito 12, uma região produtora de carvão, onde o pai dela morreu em uma explosão. Sua mãe passou a viver desesperançada e nesse momento
Assumiu a responsabilidade de conseguir sustentar sua mãe e sua irmã mais nova. Katniss caça na floresta selvagem do distrito, o que é terminantemente proibido pela capital, junto de Gale, um companheiro de caçada de anos. A caça é vendida clandestinamente e muitos fazem vista grossa por que são consumidores do que ela consegue na floresta, incluindo o prefeito e o policiamento do local chamado de “pacificadores”. 
           Ela incluiu seu nome no sorteio varias vezes para a obtenção dos grãos para sustentar sua família. Durante o sorteio, para seu desespero, o nome de sua irmã fora sorteado. Para evitar que ela fosse aos Jogos Vorazes, Katniss se ofereceu como voluntária, o que é permitido pelas regras e junto com Peeta Mellark é enviada para a capital, participar da competição.
        Os jogos vorazes são televisionados, como uma espécie de reality show futurista. Os tributos são apresentados em um desfile pirotécnico, fazem entrevistas e são preparados para a competição. Inclusive durante a mesma é possível a oferta de “presentes” aos participantes, através de “patrocinadores”.


ASPECTOS HISTÓRICO-SOCIOLÓGICOS DO FILME
       Verificou-se na produção do filme várias referências com o Império Romano, tanto no aspecto político, quanto no ideológico e social. Aliás, é muito comum hoje marcas e grifes possuírem o nome de vários mitos arcaicos, no entanto, diferentes dos povos antigos hoje servem para gerar distração e não mais horror e compaixão como no passado. Isso é uma forma para cultivar e instigar o imaginário popular. Por exemplo, a personagem Ketniss 
apresenta várias semelhanças com a deusa grega Arthêmis. Ambas são mulheres fortes, independentes, que manejam bem o arco e a flecha.  Também não lidam bem com sexo oposto: da mesma forma que Arthêmis atacou Acteon quando ele a admirava no banho. Katniss atacou Peeta quando ele confessou o seu amor. 

       Assim como os romanos, Panem traz várias relações com o Império – desde os nomes de personagens que foram imperadores como César (apresentador) e Claudius (comentarista), além de Cinna (estilista que pegou emprestado o nome de um famoso poeta romano da liberdade), traz também o hábito dos tributos – aqui eu relaciono com os gladiadores - desfilarem em carros puxados a cavalo. O mais importante, porém, é a semelhança dos Jogos Vorazes com os jogos circenses romanos, pois neles também o povo se reunia para ver centenas de gladiadores e outros escravos lutarem até a morte em uma arena com perigos manipulados para tornarem tudo mais interessante.
         O triângulo amoroso da trama representa uma alegoria que enfrentamos cotidianamente em nossos dilemas. Para Katniss, Peeta significa a esperança e a paz. Mantém-se contrário à violência por toda a história e seus pães significam a esperança de um futuro melhor. Gale representa a revolta e o instinto de sobrevivência contra a capital desde o início, e compara a caça aos animais com a caçada aos humanos nos Jogos Vorazes. A incerteza de Katniss entre Gale e Peeta traduz sua indecisão moral, assim como nós, ora optamos por pela revolta e a ação, ora buscamos incessantemente a paz. 
       A Capital, dominada por uma elite de políticos e empresários que formam 1 % da população - exige que cada um dos doze distritos do país, pobres e espoliados, envie anualmente, como tributo, um menino e uma menina de 12 a 18 anos para lutar até morrer em uma competição cívica (da mesma forma que o rei Minos mandava sete casais de jovens anualmente para o labirinto do Minotauro). Trata-se de um reality-show dentro de uma floresta supercontrolada e manipulada ao bel prazer dos organizadores e o desejo do público. Aqui eu noto sociologicamente, semelhanças com as novelas da Globo e controle ideológico que a classe dominante detém para programar por quem devemos nos interessar.
       O nome Panem é derivado da expressão latina “panen et circenses”, que significa “pão e circo”. A frase era usada nos tempos antigos de Roma, quando os imperadores se usavam dos jogos do Coliseu para distrair a atenção do povo dos assuntos mais importantes, como a política e a fome. Ou seja, Entretenimento em troca da atenção pública desviada. O perfil dos tais habitantes da cidade é extravagante, indelicado, soberbo. Nos tempos romanos, os valores dos que admiravam e estimulavam o chamado “esporte sangrento” nas arenas eram tão excêntricos quanto os apresentados por Suzanne Collins. Os senadores sentavam-se muito próximos dos combatentes e podiam certamente sentir o calor do combate.

   OS JOGOS VORAZES E O BIG BROTHER
          Honestamente eu não li a trilogia, por carência de paciência. Mas, 'Jogos Vorazes' é basicamente um reality show, com um certo clima de campo de concentração. Algumas partes remetem a disputa para ganhar ‘1 milhão' de reais, além de visuais sinistros que se assemelham fortemente os famosos clips de Lady Gaga. 
       O objetivo é matar 23 participantes e deixar um sobrevivente como prova da caridade humana diante de pessoas que não merecem esse benefício. São 74 anos de mortes sem quaisquer questionamentos. Para cada dupla há um tutor, alguém que possa dar-lhes instruções suficientes para que sobrevivam, em função de sua valorosa experiência como ex-competidor. 
        O “Pedro Bial” dos Jogos é um indivíduo que tem o carisma do Silvio Santos com o visual do Drácula e risadas estridentes como a da finada Hebe Camargo, além é claro falastrão como o Fausto Silva. É mole!  

Análise  Psico-Filosófica
Nicolau Maquiavel um dos grandes filosos da Época do Renascimento escreveu uma das maiores obras que pode-se referir a politica, chamada O Princípe, que até os dias de hoje é lido, relido e muito aplicado, mas que também é motivo de muitas criticas, começando pela frase "os fins justificam os meios."
Aqui tentarei encaixar um pouco da filosofia politica e realista de Maquiavel com o filme. Logo no inicio vemos um distrito repleto de medo, voltado de um clima sombrio muito visível mesmo a luz do dia, como se algo domina-se aquela população através do medo. Logo em seguida vemos a personagem Ketnes a caça de um servo  para vender a uns "pacificadores", mas alguns minutos depois, vemos uma nave passando por cima da floresta dando a tender que parece existir dois mundos diferentes e nesse onde ela se encontra  é totalmente diferente do que esta longe dali. Vemos depois uma classe dominadora sobre uma classe pobre e bem menos desenvolvida.

Cenas depois encontra-se muitos outros personagens em volta para uma seleção para uma disputa em um combate de vida ou morte, deverá restar apenas um para ser declarado vencedor. Mas antes  de seleção encontramos um video que é exibido para aquela população, descrevendo uma revolta provocada por 13 distritos que se rebelaram contra uma nação que parece ser controladora, corrupta e injusta, mas que se vangloreia do que é. E logo em seguida diz que venceu a revolta e reestabeleceu a"paz", mas como diz o próprio video: "a liberdade tem seu preço." Diante disso descreve-se que cada distrito desta cidade deve oferecer uma garota e um garoto como tributos como prova de honra, coragem e "sacrifício", e o vitorioso serviria como prova da clemência que estado tem para com aquela população garantindo a paz e o que eles chamam de ordem.
Diante de tais cenas e ficção que não esta tão longe da realidade, Maquiavel via esse ato como um controle inteligente e absoluto de uma nação, pois para o filosofo não importa se você tinha que derrubar um prédio cheio de crianças para manter a ordem do estado, por que é o estado que importa e os sacrifícios para que ele seja assegurado devem ser feitos sem nenhuma hesitação. Como a população daquele distrito havia se revoltado contra o poder do governo nada melhor do que tomar uma atitude que imponha o medo sobre eles, assim, controle seria absoluto. Como Maquiavel disse:

  "...os homens ou precisam ser adulados ou esmagados, pois se vingarão dos pequenos erros e não dos graves. O dano que causar a um homem deve ser tal que não preciseis temer sua vingança."

A disputa dos jogos vorazes lembra muito a politica do Pão e Circo que fora implementado a séculos atrás por governantes que queria dar entretenimento desde as camadas mais pobres até as mais ricas e que diante do espetáculo a ser oferecido pelo governo, elas esquecessem de seus problemas, e nesse filme lembra-se muito dos combates feitos em Roma dentro do Coliseu. Entretanto, vemos apenas camada pobre sendo alvo desse ação em detrenimento da diversão da camada rica e servindo ao capitalismo, que tende a ser a critica social que vemos em Jogos Vorazes. A crueldade bem aplicada ou mal aplicada do estado sobre a população dos distritos para Maquiavel: "devem ser feitas todas de uma vez, pois, dessa forma, elas serão menos sentidas. Os benefícios, por outro lado, devem ser concedidos um de cada vez, pois assim serão melhor apreciados." 
Entende-se que se os jogos vorazes podem ser uma atração cruel, ruim ou bom e benéfico, não importa, o que interessa é que atenda as necessidades do governo, ou seja, pode trazer sofrimento a certas populações, mas contribuem para a ordem e evolução comercial do estado, tendo em vista que os Jogos trazem muitas coisas boas em relação a economia do estado. Assim sendo, não importa se os jogos vorazes são bons ou ruins, o que importa de verdade é que eles trazem lucro, evolução econômica, paz e ordem ao estado. Ao longo do filme vemos cenas de treinamento, de apresentação, entrevista e apologia aos participantes em busca de patrocínios e lucros, sendo que nada desses lucros vai para os distritos e muito menos para os participantes, o que faz juz a esta pequena análise de lucro aos governantes.
Uma hora depois de apologias aos personagens, encontramo-nos diante da luta dos personagens para a sobrevivencia e vitória deles. Não a muito o que se descrever, tendo em vista que o filme se baseia nesse momento mais na ação e um pouco de româtismo entre Ketheny e Peeta. Portanto, irei apenas comparar de modo psicológico as ações de governantes do estado de Jogos Vorazes com as ações do maior tirano da história: Hitler.
Podemos dizer que Hitler é um dos maiores seguidores da filosófica politica de Maquiavel, pois ele aceitava o medo, a crueldade e a força do mais forte sobre o mais fraco como coisas sagradas para ter um estado, um país e uma nação bem estruturada, porém, as idéias neuróticas dele formaram um grande psicopata. Hitler no princípio foi um artista plástico e depois tornou-se tirano, o que levou a ele a ser um tirano foi sua rejeição para tornar-se um artista. Então sua politíca e sua força foram baseadas na sua vingança pessoal e foi isso que acarretou sua Ascenção ao poder. Mas não creio que a politica de Maquiavel fosse tive-se que ser combinada a uma vingança neurótica e pessoal, pois a vingança apenas trás uma ideia absurda e ilusória satisfação à aquele que se vinga e não para aqueles que o ajudam na sua vingança.
Adolf por mais que tenha reerguido um país aproveitando-se da sede de vingança que  aquela população sentia e que ele próprio tinha ainda sim caiu no fracasso. Hitler reerguel o país para que ele caí-se novamente,  pelo fato de ter colocado como meta a vingança e não o bem estar de sua população e estado. Essas ideias são totalmente ligadas as do filme, pois o que o governo de jogos Vorazes faz com os detritos também é se basear no desejo de vingança sobre aqueles que outrora foram revoltosos. Portanto, eles se vem no direito de escraviza-los e brincar da maneira que quiserem com essa população  já que a vingança tem um poder sem precedentes capaz de impor um medo terrível que pode torturar milhões de pessoas.
Sobre questão de tortura, podemos dizer que a disputa do filme  também é uma, pois ele faz com que pessoas que nem se conhecem, que também são amigos lutem entre si até a morte. Aguns se dão conta de que todos sofrem como eles sofrem, que eles se preocupam como os outros também, que sentem dor como todos, enfim... Ketnes é a prova disso, e respeita a vida de cada um e foge da luta logo no inicio. Os Nazistas faziam algo muito semelhante quando se tratava de tortura, já que eles traziam muitos Judeus para experimentos doentios em nome de uma ciência de guerra doentia. Torturas desde colocar um homem dentro de uma banheira cheia de gelo para ver quanto tempo ele aguenta até costurar duas irmãs gemeas idênticas que antes foram cortadas ao meio, para ver se elas sobrevivem.

Hitler não compreendia que cada ser humano tinha um valor único e incomensurável, que não deveria ser destruída da maneira que ele fazia, Ele não tinha a capacidade de digerir, duvidar, criticar e desfazer suas emoções ruins geradas pelas Janelas que se formaram em sua memória. (A descrição das Janelas da  memória é encontrada na análise do filme Laranja Mecânica)

Chegando ao final desta análise, podemos compreender que jogos Vorazes em sua essência tem sim um grande poder de critica a certas sociedades capitalistas e atitudes desumanas em nome do bem estar de um estado e de uma politica, dependendo da compreensão de quem o assiste. É complicado falarmos ou discutirmos sobre politica, dizem que é algo para não se discutir, mas se não discutirmos como poderemos compreender e entender aqueles que tem poder sobre nós? portanto, deixemos de ser coitadistas ou conformistas e vamos passar a visualizar e enxergar mais o que se refere a controle politico, pois o nosso corpo pode ser controlado por poderes superiores, mas nossa mente deve estar sempre na liberdade do jardim da compreensão das nossas ideias e emoções.


JOGOS VORAZES E A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO
Opinião pessoal
(Por: 
Márcio Araújo)
         Embora tendo fortes semelhanças com a produção juvenil “Crepúsculo”, pois é derivado de uma suposta saga que vira produção cinematográfica,  o velho esquema do livro que dá início à trilogias ou tetralogias, rostos bonitinhos para agradar o público teen, namoricos açucarados e etc...O filme Jogos Vorazes, aborda mesmo de forma comercial, várias situações que exigem razoáveis reflexões sobre a moral, a amizade, a competição, a família, o Estado, a exploração, a sobrevivência, os reality shows, o interesse, o capitalismo, a alienação, a dominação e os valores.  
         Percebemos que vários romances escritos hoje se assemelham a roteiros de cinema, típicos da indústria cultural, pois é infalível a fórmula lucrativa de mais tarde o sucesso do livro que se converte em filme se tornarem brinquedos, roupas estilizadas, álbum de figurinhas, broches e finalidades de vida. O sistema escancaradamente padroniza o público para um consumo artificial, já que a emoção é codificada de acordo com as necessidades monetárias. 
         Vivemos na era do “apareço, logo existo”. Nos conformamos com uma realidade que se tornou natural, pois de forma sutil nos aliena. Temos o hábito de não encontrar aspectos negativos naquilo que nos agrada, pois a arte está sendo produzida para o entretenimento e para a diversão espetacularizada. Percebi ao assistir esta produção com alguns alunos em sala de aula que crianças e adolescentes são vítimas diretas da telealienação que influencia a constituição do seu caráter e de sua personalidade, e pior do que isso, estamos fazendo do supérfluo e da banalização verdadeiras necessidades vitais.
           Para complementar o trabalho meticuloso de destruição da consciência crítica da maior parte da juventude atual, foi incentivada a criação de uma demanda crescente de estereótipos considerados referências programadas para o público. Não me conformo que um jovem anule a sua preciosa identidade para querer ser o Neymar, assim como artistas são construídos de acordo com o destrutivo mercado descartável, fortalecendo ainda mais o condicionamento de uma convivência social volúvel e tendenciosa. Somos a imagem daquilo que escolhemos. Escolhas devem ser encaradas com seriedade. Creio que devemos conhecer mais para que essas escolhas satisfaçam a alma. Não estamos agindo como seres pensantes e sim conformados como seres pensados pelos outros.

2 comentários:

  1. Olá,
    Muito boa essa análise, digamos que tive mais ou menos essa visão ao assistir o filme. Porém quando li os livros eles me deram uma visão muito maior da que é colocada pelo filme. O livro faz uma crítica muito maior da colocada pelo filme, o filme tem realmente um Q de Crepúsculo, mas isso somente na questão do triangulo amoroso. A Katniss não tem essa paixão pelo Peeta e Gale, ela deixa claro que não tem a intenção de ter filhos, pois eles teriam o mesmo destino dela e de sua irmã, e quando ela passa pelos jogos essa intenção se fortalece pelo fato de filhos dos vencedores serem sempre escolhidos nos jogos. E o tordo que tanto assusta a capital é um símbolo da resistência, pois ele assim como a Katniss sobreviveram a intenção da Capital de extermina-los. E o tordo de Katniss já foi o símbolo de outro tributo. O livro mostra muito que não é colocado no filme por motivos lógicos, falta de tempo ou talvez interesse. Aproveitando a sinceridade a em não ter lido os livros, posso dizer que não conheço história de vocês , trajetória acadêmica e afins, mas admirei muito a análise, mostra quanto conhecimento têm. Tudo isso eu já tinha pensado e discutido com um amigo, e minha leitura recente de Maquiavel me deu visão parecida, e ler análise me mostrou que não estava tão errada. E se eu posso deixar um conselho, leiam os livros, pois vale a pena, foi um crescimento muito grande pra minha construção acadêmica. E obrigada por esse enriquecimento.
    Bárbara Salomé.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, o português de vocês é péssimo. Não consegui ler, porque me agrediu o analfabetismo de vocês. Vocês são professores de que? Em qual escola lecionam?

    ResponderExcluir